"Em 2019 conversei presencialmente com a vítima. A sua preocupação era não haver uma repetição do caso, sem desejar de forma expressa, a sua divulgação. Não entendi, como não entendo hoje, ter estado perante uma renovada denúncia da feita em 1999"
"Em relação ao sacerdote em causa, o mesmo foi acompanhado e até à atualidade nunca houve qualquer denúncia ou reparo sobre o seu comportamento moral. Nunca ninguém comunicou, nem sob anonimato, qualquer acusação"
"Até à data foram encaminhadas à Comissão Diocesana do Patriarcado de Lisboa, por mim ou diretamente pelas vítimas, 3 denúncias. Quanto a outras denúncias que possam existir, não temos conhecimento"
Que ninguém tenha medo de denunciar. Nas Comissões Diocesanas, na Comissão Independente, na PGR, na PJ, aos media, onde e junto de quem se sentirem mais seguros"
"A todos saúdo para vos convocar para o X Encontro Mundial das Famílias, que se realizará em cada uma das dioceses de todo o mundo, em simultâneo com Roma, nos dias 22 a 26 de junho"
"Convido-vos muito especialmente para a Festa da Família, grande encontro presencial diocesano, que decorrerá em Vialonga, Vigararia de Vila Franca de Xira, no Domingo 26 de junho, com o tema 'Famílias a caminho da Jornada Mundial da Juventude'"
"Como sabeis, será na primeira semana de agosto de 2023 que Lisboa acolherá uma multidão de jovens do mundo inteiro. Dedicada aos jovens, a JMJ mobiliza-nos a todos, mesmo aos que somos 'jovens há mais tempo'"
"Representantes das paróquias e dos movimentos familiares católicos, por todos espero em Vialonga no Domingo 26 de Junho, que será muito preenchido de momentos de partilha, festa e celebraçã"
"De quanto ecoa na Liturgia do Santo Natal, retomo a frase que resume tudo o mais: 'O Verbo fez-se carne e habitou entre nós'"
"O que na verdade esplende é a verdade de Deus, que se revela em humildade absoluta. O Natal pede-nos conversão ao modo divino de ser e acontecer entre nós. Pede-nos a presteza dos pastores e a demanda dos magos"
"O Verbo de Deus diz-se e encarna no íntimo do que somos, aí mesmo onde precisamos de ser tocados e salvos"
"Quando daqui a pouco genufletirmos ao dizer 'e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem' coincidamos inteiramente com a verdade do Natal de Cristo"
"Não podemos alhear-nos do que Deus tomou para si, isto é, da fragilidade humana que precisa de ser acompanhada e assim mesmo salva. Para que o Natal continue, também através de nós, Corpo de Cristo alargado no mundo"
"Aqui reunidos para a Ordenação de alguns irmãos no presbiterado e no diaconado, ouvimos a Palavra de Deus deste Domingo, com especial aplicação aos ordinandos, que continuarão o múnus profético de Cristo"
"Na verdade é de 'profetas' que nos fala. Fixemo-nos neste ponto: Ser profeta implica viver positivamente o facto de ser divinamente garantido, mesmo quando humanamente pouco aceite"
"Não significa isto que ser profeta seja motivo de tristeza, bem pelo contrário. É antes sinal de que se encontrou a perfeita alegria"
"Caríssimos ordinandos: Pelo percurso que fizestes até aqui, reconheço e confirmo que é esta a vossa convicção. O Evangelho é 'boa nova'. Exige tudo, para nos dar muito mais"
"Exercereis o vosso ministério profético entre muitas contradições exteriores e resistências interiores, que também sentireis... Alimentai-vos constantemente da Palavra divina"
"De profecia precisamos sempre. Princípios de vida e convivência, que pareciam assentes, requerem que os lembremos e aprofundemos agora"
"Para concluir, a frase de Ezequiel que há pouco ouvimos: 'Saberão que há um profeta no meio deles'. E peço a Deus que isto mesmo se refira a cada um de vós, pela graça da ordenação que recebeis"
Como salientei na apresentação do programa-calendário para 2020-2021, a crise sanitária impediu-nos de realizar muitas das atividades previstas
Por isso continuaremos agora na mesma linha de receção da Constituição Sinodal de Lisboa e com os mesmos temas, tão atuais como urgentes: “Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias”
Caríssimos diocesanos, deixo-vos estes tópicos para o ano pastoral que agora começa, convicto da sua oportunidade eclesial e sociocultural
O desafio cultural da missão é hoje grande, exigindo-nos mais capacidade de escuta e mais disponibilidade dialogante, ouvindo o que nos dizem e dizendo o que nos cumpre